Wednesday 28 October 2015

Começo me apresentando: meu nome é Lorena, tenho 24 anos e sou uma brasileira que, atualmente, vive em uma das maiores e mais populosas cidades do mundo, Sao Paulo. Sempre fui uma dessas pessoas que cresceu escutando a respeito das maravilhas da natureza e da vida selvagem; fosse fauna, fosse flora. Mas nunca tinha, de fato, vivenciado seu funcionamento, sua harmonia e equilíbrio. Há nao tanto tempo atrás, aprendi sobre a riqueza da vida simples. Mas nunca consegui me aprofundar dentro dos meus mínimos detalhes para viver de com o meu "mínimo suficiente". E recentemente emergiu, em mim, o questionamento a repeito de como seria conviver em comunidade com a natureza, sem disputas e sem conflitos. Dentro de tantos outros pensamentos, estes foram os principais combustíveis que me movimentaram e tanto me transformaram durante minha vivência na Bahia Drake, fosse com: as pessoas, o trabalho, as plantas, os animais,... o ecossistema. Em tao pouco tempo, aprendi liçoes tao imensas, intensas e profundas a respeito da vida, que nenhum curso, mestre ou professor poderiam me propiciar, pois esta é uma dessas experiências que precisamos encarar por conta própria para compreender.
Foi observando e acompanhando o nascimento de inúmeras tartarugas, desde a desova até a libertaçao. Foi trabalhando em prol de manter funcionando uma ideia, um ambiente e uma comunidade. Foi aprendendo que podemos fazer grandes transformaçoes, movimentando pequenas atitudes - como a de ajudar um simples besouro a se levantar todas as manhas, pois ele sempre se cai de costas durante a noite e nao pode mais sair de seu lugar. Foi, também, observando o dia, a tarde, a noite e a chuva. Foi, e com muita ênfase nesta parte, observando as pessoas que trabalham duro todos os dias para manter vivo o espìrito em comunidade que existe na vila e na fundaçao. A experiência é completa em cada mínimo detalhe, aqui, e sem dúvidas posso dizer que carrego, agora, comigo, aprendizados que fazem parte de quem sou.

No comments:

Post a Comment